terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Rejeição, insucesso e comparações injustas (Penúltima parte)

Olá!

COMPARAÇÕES INJUSTAS

Comparar nossa vida com a de outras pessoas freqüentemente causa depressão. Podemos olhar para outras pessoas e pensar que, pelo fato de não sermos como elas, não sabemos o que elas sabem, não termos o que elas têm ou não fazermos o que elas fazem. Mas é interessante notar que Satanás jamais mostra o que elas não têm, apenas o que elas realmente têm e nós não temos.
Os outros podem ter algumas coisas que não temos, mas nós também temos coisas que elas não têm. Devemos acreditar que Deus equipou cada um de nós com apenas aquilo de que precisamos para cumprir seu chamado em nossa vida. Se não tenho algo, não devo precisar disso, ou apenas ainda não chegou a hora de tê-lo.
Olhamos para as outras pessoas como o padrão do que devia contecer conosco, mas elas não podem ser o padrão, porque Deus estabelece um novo padrão para cada pessoa. que todos temos impressões digitais diferentes é prova suficiente de que não devemos competir uns com os outros e viver em comparações injustas.
É injusto compararmo-nos com os outros. É injusto com nós mesmos, com eles e com Deus. Isso pressiona os relacionamentos e diz a Deus: "Quero limitá-lo a isto e nada mais". E se Deus acabar dando a você alguma coisa muito maior do que a qualquer um que você conhece?
Ficaríamos satisfeitos com o que vemos outras pessoas possuírem, mas Deus pode ir além disso para aquele que confiar nele. Gálatas 5.26 nos ensina a não sermos "invejosos" e "ciumentos", "competitivos" sob esse aspecto.
Provérbios 14.30 diz: "...a inveja [ciúme, ira] é a podridão dos ossos. A depressão é assim - "podridão dos ossos". Tudo parece como se tivesse desmoronando.
Em Gálatas 6.4 está escrito para "provar cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro". Em outras palavras, nosso objetivo deveria ser "o melhor que eu posso ser", para fazer apenas o que cremos que se espera que façamos sem procurar fazer alguma coisa "maior que" o outro para nos sentirmos melhor a nosso respeito.
Quando nosso valor como indivíduo está firmemente enraizado em Cristo, ficamos livres da agonia da comparação e da competição. Esse tipo de liberdade libera a alegria. Depressão é o resultado de olhar para o que não temos e não podemos fazer. Alegria é o resultado de sermos agradecidos pelas coisas pequenas que possuímos e nos sentirmos abençoados apenas por estarmos vivos e conhecermos Jesus como nosso Senhor.

(CONTINUA...)

Em Cristo,
Jonathan

Nenhum comentário:

Postar um comentário