domingo, 25 de janeiro de 2009

Rejeição, insucesso e comparações injustas (Parte 1)

Olá!

OBS: Este e os próximos textos foram retirados do livro "Conversa franca sobre depressão" de Joyce Meyer.

"Porque se meu pai e minha mãe me desampararem o SENHOR me acolherá [me adotará como seu filho]." Salmo 27.10

REJEIÇÃO

A rejeição causa depressão. Ser rejeitado significa ser jogado fora como não tendo qualquer valor ou como sendo indesejado. Fomos criados para aceitação, não para rejeição. A dor emocional da rejeição é um dos tipos mais profundos conhecidos. Especialmente se a rejeição vem de alguém que amamos ou esperamos que nos ame, como pais ou o cônjuge.
Quando somos salvos por Jesus de nossos pecados, nossas emoções não são salvas. Podemos ainda "sentir" muitas coisas negativas. Mas, naquele tempo ou momento da salvação - o momento quando aceitamos Jesus como nosso Salvador e Senhor e cremos nEle -, realmente recebemos o fruto do Espírito Santo.
Um dos frutos é o domínio próprio. (Gálatas 5.22-23) É esse fruto que nos salvará de todas aquelas emoções negativas. Aprendemos o que a Palavra de Deus diz sobre as emoções, então começamos, com a ajuda do Espírito Santo, a controlar as emoções negativas e a não permitir que se expressem por meio do nosso corpo, que agora pertence a Jesus Cristo.
Se você tem andado deprimido, pode ser por causa de uma raiz de rejeição em sua vida. Superar a rejeição certamente não é fácil, mas podemos superá-la por intermédio do amor de Jesus Cristo.
Em Efésios 3.18-19, Paulo orou para que a igreja conhecesse "a largura e o comprimento, a altura e a profundidade" do amor que Deus tinha por eles e o experimentasse. Ele disse que essa experiência sobrepuja, de longe, o mero conhecimento.
Quando as pessoas nos rejeitam, Jesus toma isso como algo pessoal.
Lucas 10.16 declara:

"Quem vos der ouvidos [discípulos] ouve-me a mim; e quem vos [desprezar e] rejeitar a mim me rejeita; quem, porém, me [desprezar e] rejeitar [despreza e] rejeita aquele que me enviou."

Pense nisto: mesmo que alguém nos despreze, Jesus toma isso como uma questão pessoal. É péssimo que uma pessoa rejeite a outra. tiago 2.8-9 nos ensina que o amor é a nova lei e que, se fazemos "...acepção de pessoas (preconceito, favoritismo), cometemos pecado, sendo argüidos pela lei como transgressores". Estamos quebrando a lei do amor.
Embora a rejeição seja uma coisa má, não precisamos permitir que o mal controle nossas emoções e nos deprima. Romanos 12.21 declara: "Não te deixes vencer do mal, mas vence [controla] o mal com o bem".
Colocar um sorriso em sua face e ser alegre propositadamente é uma boa coisa e ajudará você a superar o mal da rejeição e o resultado da depressão.

(CONTINUA...)

Em Cristo,
Jonathan

Nenhum comentário:

Postar um comentário